Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O preço de uma lágrima...


Eu não costumo me sentir muito bem depois de chorar, a menos que o choro for de alegria. Na verdade, não me sento à vontade para chorar. Creio que eu não sou o único a agir assim. A sensação que eu tinho é que o choro é uma manifestação de um coração triste, insatisfeito e desprezado. Com essa mentalidade eu passo a segurar o choro quantas vezes for necessário, só choro pela emoção de uma alegria ou quando realmente for inevitável segurar. Vivo numa sublime humildade das minhas pobres conclusões que fazem dos meus passos uma mera esmola.
Sinto que toda a satisfação do meu desejo advinda do mundo assemelha-se à esmolas que mantém hoje o coração vivo, porém prolonga amanhã à sua dor.
Eu penso que o choro é um sinal de desespero e assim eu estou demonstrando que não confio nos planos e no agir de Deus mesmo diante das adversidades. Contudo, tenho aprendido que o choro não é sinal de fraqueza, nem de lamentação, muito menos desespero. 
O choro é simplesmente uma manifestação daquilo que se passa em nosso coração e cada lágrima é especial e muito valiosa. As lágrimas, de um modo geral, são uma expressão forte de nossos sentimentos, daquilo que é forte demais para guardamos por muito tempo dentro de nós. É um mecanismo natural do nosso corpo em relação aos nossos sentimentos e emoções. O fato de termos esperança e confiança, não significa que deixaremos de sentir dor ou vontade de chorar. 
A vida não é indolor. A vida se desenrola em um terreno de lutas. Nossa caminhada neste mundo é marcada por dissabores, decepções, desertos, vales, aflições, fraquezas, angústias, sofrimento, injustiças, inseguranças e luto.
Aprendi que o que desagrada ao coração não é o chorar, como eu pensava, mas sim nos entregarmos à dor da situação. 
E, muitas vezes, nos entregamos à infelicidade por causas sem importância.
Posto isto, a nossa alegria não deve ser circunstancial, condicional, pois se for assim, estaremos fadados à depressão, à tristeza, à angústia, à opressão e ao desespero. A alegria é fruto de nosso íntimo relacionamento com nos mesmos, e deve estar presente mesmo em momentos de que derramamos lágrimas. As lágrimas são importantes, principalmente para nos ajudar a manter a sensibilidade – e a sanidade – em um mundo cada vez mais frio e desumano.

“Há um sorriso banhando de lágrimas no rosto de quem acredita cegamente nas palavras que lhe são ditas."

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Não Esmoreças


Protege teu coração, reforça teu espirito, pois os dias que estão por vir não serão fáceis, não derrame lágrimas por não ter forças, muito menos por pensar na derrota, sua vitória é certa, mas não sem algum sacrifício.
Ainda que os teus melhores propósitos pareçam frustados, não te desencorajes, ainda mesmo quando as afeições mais queridas te deixem a sós, não te permitas entorpecer os braços ante o frio e a solidão.
Seja qual for a provação que te assinale o caminho, jamais esmoreças.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

“Dieta Mental”

Dieta Mental é uma oportunidade de eliminar os padrões negativos e destrutivos de pensamento e sentimento que inevitavelmente derivam de viver uma vida de reação emocional e indisciplina mental, ou seja, assumir o controle consciente de todos os seus pensamentos por um prazo determinado.
Meu desafio para você é o seguinte:
Durante os próximos dez dias, a partir de agora, assuma o controle total de suas faculdades mentais e emocionais, decidindo neste momento que não vai se entregar nem remoer pensamentos ou emoções áridos, por dez dias consecutivos. Lembre-se de que o objetivo não é ignorar os problemas da vida, mas sim o de nos colocarmos em melhores estados mentais e emocionais, nos quais poderemos não apenas encontrar soluções, mas também agir com base nelas.

DESAFIO MENTAL DE DEZ DIAS
REGRAS DO JOGO

Regra 1: Nos próximos dez dias consecutivos, recuse-se a remoer qualquer pensamento ou sentimento árido. Recuse qualquer indulgência com perguntas enfraquecedoras ou vocabulário ou metáforas desvitalizadores.

Regra 2: Quando se perceber a começar a focalizar o negativo – e pode Ter certeza de que isso vai acontecer – use imediatamente técnicas que aprendeu para redirecionar o foco para um estado emocional melhor. Especificamente, use as Perguntas de Soluções de Problemas* como sua primeira linha de ataque; por exemplo: “O que há de sensacional nisso? O que ainda não é perfeito?”, Lembre-se de que ao formular uma pergunta assim, “O que ainda não é perfeito?”, você está pressupondo que as coisas serão perfeitas. Isso mudará seu estado. Não ignora o problema, mas mantém você no estado certo, enquanto identifica o que precisa ser mudado.
Além disso, prepare-se para o sucesso todas as manhãs, durante os próximos dez dias, fazendo-se as Perguntas de Poder Matutinas. Pode formulá-las antes de sair da cama, ou enquanto toma um banho de chuveiro, mas não deixe de fazê-las imediatamente. Isso o focalizará, todos os dias, ao despertar, na direção de consolidar padrões mentais e emocionais fortalecedores. Ao final do dia, use as Perguntas de Poder Noturnas, ou quaisquer outras perguntas que achar que o deixarão num estado sensacional, antes de dormir.

Regra 3: Durante os próximos dez dias consecutivos, cuide para que todo o seu foco na vida esteja nas soluções, e não nos problemas. No instante em que perceber um possível desafio, focalize imediatamente qual pode ser a solução.

Regra 4: Se sofrer um retrocesso – isto é, se por acaso se descobrir a se entregar ou remoer um pensamento ou sentimento árido – não se desespere. Não há problema com isso, desde que você mude no mesmo instante. Mas se continuar a remoer pensamentos ou sentimentos áridos por um prazer considerável, você deve esperar até a manhã seguinte, e reiniciar os dez dias. O objetivo desse programa é de dez dias consecutivos sem acalentar ou remoer qualquer pensamento negativo. Esse processo de reinício deve ocorrer independente dos dias consecutivos em que você já realizou a tarefa.

RESULTADOS GARANTIDOS

1º. Fará com que passe a Ter uma percepção profunda de todos os padrões mentais habituais que o impedem de progredir. 
2º.  Fará seu cérebro procurar alternativas fortalecedoras para eles. 
3º.  Proporcionará a você uma incrível injeção de ânimo, ao constatar que 
pode promover reviravolta em sua vida. 
4º.  E mais importante, criará novos hábitos, novos padrões, e novas expectativas, que o ajudarão a se expandir mais do que jamais julgou possível.

PERGUNTAS QUE RESOLVEM PROBLEMAS

O que há de tão grande neste problema?
O que ainda não está perfeito?
O que estou disposto a fazer para que fique do jeito que quero?
O que estou disposto a não mais fazer para que fique do jeito que quero?
Como posso desfrutar o processo, enquanto faço o que é necessário para que fique do jeito que quero?

PERGUNTAS DE PODER DA MANHÃ

Pelo que sou feliz em minha vida agora?
O que me deixa feliz? Como isso me faz sentir?
Pelo que me sinto excitado em minha vida agora?
O que me deixa excitado? Como isso me faz sentir?
Pelo que me sinto orgulhoso em minha vida agora?
O que me deixa orgulhoso? Como isso me faz sentir?
Pelo que me sinto grato em minha vida agora?
O que me deixa grato? Como isso me faz sentir?
O que mais desfruto em minha vida agora?
O que eu desfruto? Como isso me faz sentir?
Em que me empenho em minha vida agora?
O que me faz Ter empenho? Como isso me faz sentir?
Quem eu amo? Quem me ama?
O que me faz amar? Como isso me faz sentir?

PERGUNTAS DE PODER DA NOITE

O que eu contribuí hoje?
De que maneira contribuí para os outros hoje?
O que aprendi hoje?
Como o dia de hoje aumentou a qualidade de minha vida, ou de que modo posso aproveitar o dia de hoje como um investimento em meu futuro?
Repita as Perguntas da Manhã (Opcional)


Esse é o meu desafio para você. 
Uma oportunidade e um convite para exigir mais de si mesmo do que as outras pessoas jamais esperariam, 
e colher as recompensas que derivam desse empenho. 
É tempo de decidir se você está disposto a assumir o compromisso de promover algumas melhorias em sua vida, simples mas poderosas.